domingo, 8 de janeiro de 2017

O MEU IMPROVISO DE BACALHAU À BRÁS



Com a chegada de mais um ano que se adivinha “um bom ano para todos” e no âmbito deste meu registo de receitas, tenho numa base quase experimental utilizado sobretudo o método do improviso. Pego em receitas, umas seculares, outras do nosso quotidiano e modestamente, atrevo-me a actualiza-las e a simplifica-las segundo o meu gosto, utilizando para tal os produtos que o mercado local nos oferece, aliando estes, aos condimentos e temperos de fusão, misturando as culturas e culinárias ocidentais com as orientais carregadas de aromas, paladares e coloridos irresistíveis...
Há algum tempo que tenho vindo a idealizar umas quantas receitas rápidas e de fácil execução, por exemplo: um Bacalhau à Brás, que a meu ver é daqueles pratos que podem e devem ser feitos sem grande esforço e com alguma destreza, ou seja, algo que está ao alcance de qualquer um, desta vez escolhi como enredo musical para nos fazer companhia o excelente improviso do Lee Morgan - MidtownBlues.  
Depois desta breve retrospectiva, passemos então aos ingredientes:

Ingredientes:

·         250g de bacalhau cozido e desfiado (*)
·         4 Batatas médias (**)
·         2 Cebolas médias
·         4 Dentes de alho
·         2 Ovos
·         100ml de natas
·         Azeite
·         Salsa fresca
·         Sal, pimenta e nós moscada

Modo de preparação:

Descascam-se as batatas e cortam-se em palitos finos, lavam-se a fim de perderem parte da goma, de seguida secam-se muito bem, fritamos até ficarem estaladiças e reservamos.
Leva-se ao lume numa frigideira larga, de preferência antiaderente, o alho picado e duas colheres de sopa de azeite e deixa-se frigir, de seguida adicionamos o bacalhau, envolvendo tudo de modo a que o bacalhau absorva os sabores e ganhe alguma cor (âmbar), seguidamente junta-se a cebola cortada em meia-lua, continuando a envolver (em lume alto) para que a cebola cozinhe e fique integrada na mistura, altura para condimentar com uma pitada de noz-moscada, sal e pimenta preta ao gosto. Finda esta etapa, começamos por envolver gradualmente as batatas fritas mexendo sempre de baixo para cima, adicionamos os ovos batidos, continuando a misturar de modo a não deixar pegar ao fundo da frigideira, até secar, tiramos do lume e envolvemos todo o preparado com as natas.
Serve-se de seguida com uma pitada de salsa ou cebolinho fresco picado…
Boa audição e bom apetite…

Nota: (*) O bacalhau pode ser o que se encontra à venda já desfiado.

          (**) Em alternativa à batata frita caseira, podemos utilizar as de pacote. 


1 comentário: