segunda-feira, 8 de junho de 2015

PIRIPIRI, GINDUNGO OU PIMENTA DA TERRA E OUTROS PREPARADOS


Para além dos chatinis existem outros preparados com piripiris que habitualmente utilizo no acompanhamento tanto de peixe como de carne, sendo o seu modo de preparar, o seguinte:
No preparado mais comum, “universal”, utilizo 4 a 6 colheres de sopa de piripiri em grão, 1 a 2 dentes de alho, casca e sumo de ½ limão, sal q.b. e uma chávena de chá de óleo aquecido, triturando-se tudo, de modo a ficar um creme uniforme. Deixa-se repousar e utiliza-se ao fim de uma hora.
Para o achar de manga, recomendo a aquisição do tempero em embalagens, no Centro Comercial da Moraria ou em outra loja de produtos indianos. A dificuldade está por vezes na aquisição da manga verde, mas vale sempre a pena pela consistência da mesma no final da preparação, para a sua confeção, procede-se da seguinte forma:
Para 8 a 10 mangas verdes, depois de lavadas, cortam-se as mangas ao meio e colocam-se em salmoura por 24 horas. Decorrido este período de tempo, demolham-se por uma ou duas horas, com o objetivo de eliminar o excesso de sal.  Cortam-se as mangas em tiras finas longitudinalmente, e numa tijela, misturam-se essas tiras finas, conjuntamente com o conteúdo de uma embalagem de tempero para achar. Em seguida, aquecemos 1 litro de óleo e deixamos arrefecer até ficar morno, após o que se junta ao preparado, misturando tudo e deixando repousar por umas horas.
Depois da operação concluída, colocamos o achar em frascos e podendo ser consumido de seguida.
Para finalizar este pequeno périplo pelos domínios dos piripiris, apresento-vos o achar de limão/lima, este sim, de muito fácil preparação, para confecionar este tipo de achar, costumo utilizar a lima, porque possui uma casca fina e é quase sempre isenta de caroços, para a sua confecção deve seguir-se os seguintes passos:
Para 8 a 10 limas, em primeiro lugar, devemos golpeamos cada lima, 8 vezes, mas, sem a seccionar totalmente. De seguida, no meio, abrimos ligeiramente e deitamos no seu interior, uma colher de sobremesa de sal. Depois desta operação, colocamos as limas dentro de um frasco de boca larga e deixamos ao sol, durante 2 a 3 dias. Findo esse tempo, moemos 10 a 12 colheres de sopa de piripiri moído fino e adicionamos sumo de limão de modo a cobrir as limas e voltamos a colocar a mistura ao sol por mais alguns dias a fim da mistura curtir.
Quando o liquido estiver pastoso, o achar de limão/lima está pronto a ser consumido.


11 comentários:

  1. Luis, é talvez a única iguaria que tu preparas que eu não consigo apreciar: pica muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que não sejam alfinetes...entendi-te, para a próxima é mais suave...!

      Eliminar
  2. Sr. Luis Pinto quais são os ingredientes para fazer o Achar de Manga? Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Caro António Baptista, o Achar de Manga, é das poucas receitas que uso integralmente a mistura já embalada como acima indico. Espero ter esclarecido a sua duvida.

    ResponderEliminar
  4. Caro António Baptista, o Achar de Manga, é das poucas receitas que uso integralmente a mistura já embalada como acima indico. Espero ter esclarecido a sua duvida.

    ResponderEliminar
  5. Olá,sou grande apreciadora de achar de manga mas nunca fiz. Estas férias encontrei mangas bebé, no total 3'5 kg. Qual é a quantidade de tempero que devo utilizar?

    ResponderEliminar
  6. Olá,sou grande apreciadora de achar de manga mas nunca fiz. Estas férias encontrei mangas bebé, no total 3'5 kg. Qual é a quantidade de tempero que devo utilizar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia, basta uma embalagem de tempero. Para mais algum esclarecimento...sempre à ordem e bons cozinhados!!!

      Eliminar
  7. Boa tarde, procurei uma Loja de temperos indianos no Centro Comercial da Mouraria e não encontrei.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vítor Silva Santos, a loja que costumo frequentar, quando vou a Lx. é efectivamente no Centro Comercial da Mouraria, com acesso pelo a entrada do Metro, junto à Rua Fernandes da Fonseca e chama-se Popat Store, localizada à direita ao fim da escada. Lá deverá encontrar as especiarias que normalmente me abasteço, porque onde vivo (Madeira) não há. Espero que as minhas indicações sejam aceleradoras...
      Abraço.

      Eliminar
  8. Sr.Luiz Pinto sabe por acaso se a Popat Store envia remessas pelo correio? Muito grato pela sua atenção.Cumprimentos.

    ResponderEliminar