sexta-feira, 17 de abril de 2015

2 – AS ESPECIARIAS

C
omeço assim, com as sementes do Coentro (Coriandrum sativum), de origem incerta, com fortes probabilidades na zona da bacia Mediterrânica e já utilizada no antigo Egipto, como elemento nos ritos funerários, expandindo-se para a Ásia através da rota da seda e sobejamente utilizada na Índia como um dos elementos fundamentais na confecção dos molhos de caril. As suas folhas verdes também são utilizadas para aromatizar e colorir certos pratos, com alguma predominância para certos caldos tanto de peixe como de carne.
As sementes de Cominho  (Cuminum cyminum), sendo utilizado tanto pelas civilizações celtas, como em toda a bacia mediterrânica, na confecção de poções e outras beberagens como também, em conjugação com outras especiarias, com o objectivo de tornar os alimentos mais saborosos.
Fazendo uma observação mais criteriosa, podemos concluir que devido à sua origem (mediterrânica), terá sido introduzida na Ásia no decorrer do percurso inverso na rota da seda, retornando à Europa séculos mais tarde pela rota das especiarias aquando da descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, como um produto hábilmente misturado com algumas variedades das especiarias locais, proporcionando-nos alguns temperos indispensáveis para um cardápio exótico.
Uma outra especiaria não menos importante é o Colorau ou Paprica, também conhecida por pimentão-doce, processada através da secagem do pimento maduro (Capsicum annuum) seco e de seguida moído até se obter um pó extremamente fino de um vermelho vivo, de cheiro e paladar intensos, com varias graduações desde o doce ao picante, com o intuito de não só, proporcionar uma coloração avermelhada, como um sabor e um odor sublimes. Originária da zona central do México, introduzida na Europa após o século XVl, e levada pelos portugueses para a Índia,  difundida e cultivada por todo o Oriente, adquirindo características próprias da região, e tornando-se um dos elementos fundamentais para a coloração e confecção do caril.
O Açafrão-da-India (Curcuma longa) é uma das especiarias originárias do sudoeste asiático, em conjunto com o colorau, responsável pela cor dourada do caril. Uma das principais funções na culinária é a de corante, sendo responsável pela coloração da mostarda, algumas bebidas e determinados molhos e cremes.
O Cardamomo (Zingiberáceas Elettaria) ou cardamomo verde originário da Índia, pode ser usado como condimento tanto em peixe como na carne e sobretudo na confecção de sobremesas, devendo utilizar-se com moderação devido ao seu sabor e odor extremamente fortes.

Sem comentários:

Enviar um comentário